sexta-feira, 17 de outubro de 2008

HISTORIA DA BANDA KATSBARNEA




Katsbarnea nasceu em São Paulo, no fim da década de 80, na mesma época que outras bandas de rock cristão, como Oficina G3, Resgate e Fruto Sagrado. Os membros fundadores foram Brother Simion, Tchu Salomão, Marcelo Gasperini e Paulinho Makuko. Apoiada e orientada por Estevam Hernandes (que inclusive escreveu grande parte das letras da banda), fundador da igreja Renascer em Cristo, Katsbarnea gravou o seu primeiro cassete em 1989, que teve grande demanda nas igrejas de São Paulo. A banda venceu o FICO (Festival Interno do Colégio Objetivo) com a música "Extra", em 1990.

O primeiro álbum da banda, Katsbarnea, foi gravado nos estúdios Transamérica, em São Paulo, de junho a setembro de 1990. A produção musical foi responsabilidade de Mauricio Domene e a produção executiva foi dos estúdios New Voice, representado por Domingos Orlando (o Mingo, ex-integrante do grupo Os Incríveis). Na época, a banda contava com 10 integrantes fixos - Brother Simion na guitarra e no vocal; André Mira na guitarra; Tchu Salomão no baixo; Mauricio Domene no teclado; Paulinho Makuko na percussão e no vocal; Marcelo Gasperini na bateria; Alessandra Orlando, Cláudia Bastos e Sandra Simões no vocal de apoio; e Marquinhos no saxofone - e ainda dois músicos eventuais: Hilquias no saxofone tenor, e Marcio Domene no trompete.

Este álbum solidificou sua carreira e abriu as portas para participação em programas de TV, como o Matéria Prima (programa da TV Cultura, então apresentado por Serginho Groisman), e em programas da MTV, além de ter matérias registradas no jornal O Estado de S. Paulo, na Folha Ilustrada da Folha de S. Paulo, na revista Veja, e em outras importantes mídias.

Em 1993, a formação mudou drasticamente. Saíram todas as vocais de apoio, e sobretudo, os músicos Paulinho Makuko, Tchu Salomão e Marcelo Gasperini. Entraram em seus lugares Tomati (atualmente no sexteto do "Programa do Jô") na guitarra, Jáder Jadão Junqueira no baixo, e Fuka na bateria. Esta foi a época de lançamento do álbum Cristo ou Barrabás?, produzido por Rick Bonadio.

Em 1995, houve a entrada de Déio Tambasco como guitarrista da banda e o grupo lançou Armagedom. O álbum foi um grande sucesso, e várias músicas se tornaram muito conhecidas dos ouvintes de música cristã na época, como a canção Gênesis, e a canção tema do álbum, Armagedom.x

Acústico
1998 foi o ano que o vocalista Brother Simion decidiu deixar o Katsbarnea para se dedicar à sua carreira solo. Paulinho Makuko foi convidado a retornar à banda como vocalista, e junto com ele voltou também o baterista Marcelo Gasperini. Jadão e Déio Tambasco permaneceram na banda.

Em 2000 a banda lançou com o álbum Katsbarnea Acústico, gravado ao vivo no DirecTV Music Hall, em São Paulo. O trabalho, registrado em CD e VHS, ultrapassou a marca de cem mil cópias vendidas e rendeu uma turnê de aproximadamente dois anos, levando a banda a excursionar por todo Brasil e em cidades da Bolívia, Argentina, Uruguai, Inglaterra e Israel. Com o fim da turnê, Déio Tambasco cedeu a vaga de guitarrista ao músico Harley Silva, a fim de se dedicar também à carreira solo.

Em 2003, a banda lançou o álbum Profecia. Essa foi uma releitura de seus sucessos, porém com uma nova sonoridade, fundindo o rock com a música clássica. O álbum dividiu o gosto dos fãs. Sua turnê, Ácidas Estrelas, durou até 2004, e depois de a terem concluído, os músicos Jadão e Harley Silva anunciaram suas saídas da banda.


Fase atual
De 2005 a 2007 a banda entrou em crise. Já estava há 10 anos sem lançar nenhum material novo em estúdios[1], fazendo, nesse ínterim, dois álbuns que tinham apenas interpretações dos seus antigos sucessos. Nesta época, o vocalista Paulinho Makuko lançou 12, um álbum garage rock com poesia urbana. Após esse período, a banda decidiu voltar com forças renovadas. Déio Tambasco voltou ao posto de guitarrista, somando-se a Makuko e Gasperini.

Completados dezenove anos de existência, Katsbarnea lança em 2007 seu oitavo álbum, "A tinta de Deus", tendo somente músicas inéditas, compostas pelo vocalista Paulinho Makuko. Eles também preparam a gravação de um DVD comemorativo dos vinte anos da banda, com lançamento previsto para 2008. Um fato curioso e que merece ser destacado é a presença maciça de adolescentes nas apresentações do grupo com tantos anos de carreira. Tal fato coincide com a vocação original da banda, que era levar os jovens ao questionamento crucial da existência humana, o valor da vida.


Integrantes

[editar] Todas as Formações
1988 - 1991

Brother Simion (Vocal)
André Mira (Guitarra)
Tchu Salomão (Baixo)
Mauricio Domene (Teclado)
Paulinho Makuko (Percussão)
Marcelo Gasperini (Bateria)
Alessandra Orlando (vocal de apoio)
Cláudia Bastos (vocal de apoio)
Sandra Simões (vocal de apoio)
Marcio Domene (Trompete)
Hilquias (Sax Tenor)
Marquinhos (Sax)
1991 - 1993

Brother Simion (Vocal)
Mauricio Caruso (Guitarra)
Jadão (Baixo)
Paulinho Makuko (Percussão)
Marcelo Gasperini (Bateria)
Alessandra Orlando (vocal de apoio)
Cláudia Bastos (vocal de apoio)
Sandra Simões (vocal de apoio)
1993 - 1995

Brother Simion (Vocal)
Tomati (Guitarra)
Jadão (Baixo)
Fuka (Bateria)
1995 - 1998

Brother Simion (Vocal)
Deio Tambasco (Guitarra)
Jadão (Baixo)
Flavio Benes (Bateria)
Giovani Bon (Teclados)
1998 - 2000

Brother Simion se desliga da banda para priorizar sua carreira solo. Nesse intervalo a banda dá uma parada e só volta com a gravação do acústico.

2000 - 2003

Paulinho Makuko (Vocal)
Deio Tambasco (Guitarra)
Jadão (Baixo)
Ari Bahia (Percussão)
Marcelo Gasperini (Bateria)
2003 - 2005

Paulinho Makuko (Vocal)
Harley Silva (Guitarra)
Jadão (Baixo)
Marcelo Gasperini (Bateria)
2005 - 2008

Paulinho Makuko (Vocal)
Deio Tambasco (Guitarra)
Marcelo Gasperini (Bateria)

Lista dos que já fizeram parte do Katsbarnea
Paulinho Makuko - vocal e percussão
Déio Tambasco - guitarra
Marcelo Gasperini - bateria
Tutu Castro - contra-baixo
Brother Simion - guitarra e vocal
André Mira - guitarra
Tomati - guitarra
Harley Silva - guitarra
Mauricio Domene - teclado
Tchu Salomão - baixo
Jáder Junqueira (Jadão) - baixo
Fuka - bateria
Alessandra Orlando - vocal de apoio
Cláudia Bastos - vocal de apoio
Sandra Simões - vocal de apoio
Marquinhos - saxofone
Hilquias - saxofone tenor
Marcio Domene - trompete
Ari Bahia - percussão
Flavio Benes - bateria
Giovani Bon - teclado

Significado do nome
Katsbarnea em hebraico significa "lugar da decisão". Na Bíblia, Katsbarnea aparece como o lugar de onde os doze espias, um de cada tribo de Israel, todos fugitivos do Egito, saíram para ver se a terra de Canaã era aquilo que Deus havia prometido. O significado que mais se aproxima com a ideologia da banda é "lugar da decisão", já que a proposta é levar aquele que não vive uma vida cristã a questionar a si mesmo, e decidir-se por viver uma vida nova, livre de vícios e de atitudes nocivas, numa transformação cultural e espiritual.